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Vênus Calipígia, a protetora dos meus clássicos

Atualizado: 17 de jul.

Conhecida também como Afrodite Calipígia, é uma famosa estátua romana antiga de mármore que acredita-se ser uma cópia de uma original grega mais antiga.


Seu nome significa literalmente "Vênus (ou Afrodite) das belas nádegas". A estátua representa uma mulher seminua levantando seu peplo (espécie de véu, túnica) para cobrir seus quadris e suas nádegas enquanto olha para trás por cima dos ombros em forma de admiração.



Ela é convencionalmente identificada com a deusa Vênus (equivalente à deusa grega Afrodite), mas é igualmente possível tratar-se de uma mera mortal.


A Vênus Calipígia sobrevivente é uma antiga obra romana em mármore do século I a.C.


Acredita-se que o original perdido seja uma estátua grega em bronze de 300 a.C., o início do perfodo helenístico.


Não se sabe nem o autor e nem a proveniência da versão em mármore, mas ela foi redescoberta, sem a cabeça, em Roma antes do século XVI.


A cabeça faltante foi reconstruída no século XVI e o restaurador decidiu esculpir a figura olhando sobre os ombros para suas próprias nádegas, uma escolha que deu à Vênus sua pose tão característica e teve um efeito importante sobre todas as interpretações futuras da obra.


A pose da estátua restaurada chama mais atenção sobre as nádegas nuas e confere à figura seu aspecto erótico.


Finalmente, a restauração relembrou os admiradores da estátua uma história registrada em Dipnosofistas, de Ateneu, sobre a fundação de um templo dedicado a "Afrodite Calipígia" na antiga Siracusa, Sicília.


Segundo ele, duas belas irmãs de uma fazenda perto da cidade discutiram sobre qual das duas era dona das nádegas mais formosas e pediram para que um jovem que passava na região servisse de juiz. Elas se mostraram para o jovem, que era filho de um homem rico, e ele decidiu pela irmã mais velha.


Subsequentemente, ele se apaixonou por ela e ficou "doente de amor". Ao saber do ocorrido, o irmão mais novo do jovem foi conhecer as garotas pessoalmente e se apaixonou pela irmã mais nova. A partir daí, os dois irmãos se recusaram a conhecer quaisquer outras noivas e, por isso, o pai deles arranjou para que eles se casassem com as irmãs. Os cidadãos de Siracusa passaram a chamar as irmãs de Calípigos (Kallipugoi; "as de belas nádegas") e, por contra da recém-encontrada prosperidade, eles decidiram dedicar um templo a Afrodite, chamando-o de Calípigo (Kallipygos).


Outras fontes mencionam o culto de Afrodite Calipígia em Siracusa. O escritor cristão Clemente de Alexandria o inclui em uma lista de manifestações eróticas da religião pagã. 



A partir do século XVI, o conto de Ateneu circulou juntamente com a releitura de histórias da mitologia clássica de Vincenzo Cartari, "Le Imagini".


Muitos dos admiradores dos séculos XVII e XVIII identificaram o tema da estátua como sendo a deusa Vênus e supuseram que ela seria a estátua de culto do templo da Afrodite Calipígia.


Por conta disto, ela era descrita frequentemente na época como sendo uma estátua da Vênus saindo do banho. Outros a identificaram como sendo uma das garotas "de belas nádegas" da história de Ateneu e, por isso, chamavam a estátua de "La Belle Victorieuse" ou "La Bergère Grecque".


A estátua foi adquirida pela família Farnese e já estava no Palazzo Farnese em 1594


É possível inclusive que ela seja a Vênus seminua descrita no palácio por visitantes no começo daquele mesmo século.


No século XVII, sabe-se que ela estava na "Sala dos Filósofos" rodeada por estátuas de dezoito filósofos antigos. Em 1731, todo o patrimônio dos Farnese foi herdado por Carlos de Bourbon, que levou algumas das estátuas, incluindo a Vênus, para o outro lado do Tibre, para a Villa Farnesina.


Em 1786, os Bourbons decidiram levar a Vênus Calipígia para Nápoles com o resto da Coleção Farnese.


Primeiro, porém, ela foi enviada para ser restaurada por Carlo Albacini. Respondendo a críticas contemporâneas sobre algumas características da estátua, Albacini substituiu a cabeça, os braços e uma perna; ele seguiu a restauração anterior de forma bastante fiel ao manter a figura olhando para trás sobre os ombros. 


Já em 1792, a estátua estava no Museu de Capodimonte, em Nápoles, e em 1802, no Museo degli Studi, atualmente o Museu Arqueológico Nacional, onde ela ainda hoje está.


Essa imagem tem um significado especial e particular para mim e por isso, merece lugar de destaque entre meus livros favoritos.




Parte da pesquisa foi realizada através da fonte: Wikipedia

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