Que até hoje a banda Legião urbana é um sucesso não há dúvidas, mas especialmente a minha geração (anos 80/90), foi fortemente marcada pela profundidade das letras compostas por Renato Manfredini Júnior, o nosso Renato Russo.
Russo de Rousseau. O artista foi bastante influenciado por filósofos como Rousseau e Bertrand Russell, de onde retirou a inspiração para o seu nome artístico.
Dificilmente um adolescente da década de 90 (eu inclusa), não passava horas ouvindo canções como "Vento no litoral", "Pais e filhos", "Monte Castelo", "Tempo perdido", entre tantas outras, no seu walkman.
Renato, que era a voz e a alma da Legião urbana, foi um grande leitor e também um consumidor voraz de arte. Suas letras estão permeadas de referências literárias e culturais e hoje gostaria de compartilhar com vocês quais os livros que mais influenciaram o homem e o artista Renato.
É muito interessante conhecer do que se alimentava uma mente tão brilhante quanto a desse ser humano que nos deixou cedo demais.
Vamos aos livros?
1. O apanhador no campo de centeio (J.D. Salinger)
2. Admirável mundo novo (Aldous Huxley)
3. Contos (Edgar Allan Poe)
4. A importância de ser prudente (Oscar Wilde)
5. Adonais (Percy Shelley)
6. O triste fim de Policarpo Quaresma (Lima Barreto)
7. Capitães da areia (Jorge Amado)
8. Obras completas de Alberto Caeiro (Fernando Pessoa)
9. O príncipe feliz e outras histórias (Oscar Wilde)
10. O marinheiro (Fernando Pessoa)
11. Alguma poesia (Carlos Drummond de Andrade)
12. O Banquete (Platão)
13. Santa Joana, Pigmaleão, Andrócles e o leão (George Bernard Shaw)
14. Poesia completa (W.H. Auden)
15. As aventuras de Alice no país das maravilhas (Lewis Carroll)
16. E o vento levou (Margaret Mitchell)
17. São Cristóvão (Eça de Queiroz)
18. O encontro marcado (Fernando Sabino)
19. Ética (Espinoza)
20. O lobo da estepe ( Hermann Hesse)
21. Morte em Veneza (Thomas Mann)
22. Orlando (Virgínia Woolf)
23. A espada da pedra (T.H. White)
Dos livros preferidos de Renato, Alice no país das maravilhas e O Banquete também fazem parte do meu hall de favoritos. Dos que ainda pretendo ler, Ética de Spinoza está na máxima prioridade.
No livro Renato Russo - O livro das listas publicado pela Editora Companhia das letras, você poderá encontrar além dos livros citados acima, os filmes, as canções, as bandas, entres outras referências culturais que marcaram a trajetória do menino carioca, morador de Brasília, professor de inglês , que um dia esteve aqui e se imortalizou através da arte.
Sua matéria era uma das coisas que eu mais queria. Obrigada.
Renato Russo tinha bom gosto literário.
Da lista li apenas "Capitães da areia (Jorge Amado)", mas outros já tenho anotado para ler algum dia. Outros não conhecia, mas achei os títulos interessantes.