Hoje vim compartilhar com vocês alguns hábitos literários que deixaram de fazer parte da minha rotina de leitora. Com essa estratégia passei a ler melhor e mais conectada comigo mesma.
1) Contabilizar os livros lidos:
Até o ano de 2021 eu fiz listinhas com os livros lidos no semestre ou no ano , mas desde 2022 isso deixou de fazer sentido para mim. Esse hábito me gerava uma ansiedade desnecessária por achar que "lia pouco". As redes sociais também nos influenciam a desenvolver sentimentos de comparação. Quando passei a me distanciar gradativamente das redes sociais e focar nos motivos pelos quais eu lia, qual o real papel da literatura na minha vida, essa contagem deixou de fazer sentido PARA MIM.
2) Estabelecer meta anual de leitura:
Até o ano de 2019 eu estabelecia que iria ler X livros durante o ano, mas esse hábito também ficou para traz. Isso pode parecer inofensivo, mas eu penso que mais atrapalha do que ajuda. Eu tenho uma questão pessoal com metas. Se eu estipulo uma meta, seja ela pessoal ou profissional, eu só sossego quando consigo o que me propus. Então, se eu estipulei que iria ler 60 livros no ano eu vou "correr atrás " desse número. Então, esse hábito também não estava sendo saudável para mim. Quero deixar a leitura seguir o fluxo e o ritmo da vida. Eu penso ser mais saudável não se colocar esse tipo de "pressão ".
3) Fazer TBR mensal:
Eu insisti nesse hábito até onde deu, mas sempre fui trolada por mim mesma 😂 Estabelecia que leria tais obras e quando começava o mês alterava tudo, quer por que não estava no clima para determinadas leituras, quer porque adquiria ou ganhava livros e estes "furavam a fila". Então desisti. Prefiro "me sentir" no momento da escolha. Então, sem #tbr por aqui. Claro que estou falando das leituras pessoais (que não são muitas), pois tenho que dar conta de uma gama imensa de textos acadêmicos.
4) Excesso de leituras coletivas:
Eu sou A defensora das LCs (Quem me conhece sabe) e participei de INÚMERAS até 2022, assim como organizei e mediei outras tantas, mas em 2023 decidi colocar o pé no freio nessas leituras conjuntas e nos clubes de leituras. Saí da maioria que participava e isso me deu mais liberdade de escolha e menos ansiedade com as benditas metas.
5) Acompanhar vários criadores de conteúdos literários:
Esse tópico cria o mesmo problema, para mim, do tópico 1 (contabilizar livros lidos) que é a questão da comparação, o que gera a falsa sensação de estar lendo abaixo da média. Hoje em dia , acompanho pouquíssimos criadores de conteúdos e desde que criei o blog a minha intenção é realmente reduzir ao máximo redes sociais, o que acabará reduzindo ainda mais esse número.
E vocês? Quais hábitos literários vocês abriram mão para ler melhor ?
Ainda estou vendo o que funciona e o que não funciona, mas realmente o excesso de leitura coletiva era algo que me gerava uma ansiedade... então esse ano foi algo que abri mão.
Bem aproveitado
Comecei a fazer marcações e notas nos livros. Antes eu tinha dó e não escrevia e nem marcava nada. Me libertei graças a você rsrs! Hoje rabisco mesmo e vejo que torna a leitura muito mais produtiva.