Desde que saí das redes sociais, a pergunta que mais ouço quando estou em algum lugar ou evento e alguém (que me conhece, claro) me vê tirando fotos é: Para quê você quer fotos se não tem mais Instagram?
Essa pergunta esconde um modus operandi em que eu mesma me vi submersa anos, anos e anos da minha vida: nossas fotos só fazem sentido se puderem ser apreciadas pelos outros.
Procuramos as melhores imagens, investimos em edições, filtros , e toda essa parafernalha que criamos para mostrar o que não somos para pessoas que nem mesmo gostam de nós.
Editamos as fotos, e a vida.
Ao sair das redes sociais, procurei novos hobbys para colocar naqueles momentos de tédio em que ficamos tentados a rolar feed. Foi aí que descobri que as câmeras digitais dos anos 2000 voltaram com toda força.
O eterno retorno do mesmo. Nietzsche já nos avisava há muito tempo atrás. O velho novo de novo.
Eu decidi, então, entrar na modinha e estou amando essa prática.
As imagens "ruins" com iluminação duvidosa tem um aspecto de realidade que a vida filtrada de hoje em dia não nos permite mais apreciar.
Temos tanta tecnologia e nosso olhar nunca foi tão empobrecido.
Mas ao observar essas fotos, sinto um misto de sentimentos, o principal deles o de nostalgia.
Não quero ser pessimista (apesar da minha veia melancólica me levar a isso de vez em quando), mas parece que éramos mais felizes antes dessa vida instagramável.
Eu não acho que podemos culpar exclusivamente os algoritmos. Onde nos perdemos nessa zona toda ?
Enfim, tenho saído sempre com a minha Olympus Fe - 5020 para registrar aqueles momentos especiais, independente de cliques e views.
Foto pra quê? Coloquei esse título no meu post, mas agora percebo que a pergunta é outra: Foto pra quem ?
Para o meu eu do futuro que sentirá uma tremenda alegria ao relembrar esses dias quando a memória não for mais tão confiável quanto agora.
Naty fiquei chocada com teu relato sobre pessoas perguntarem "Para quê você quer fotos se não tem mais Instagram?".
Eu mesma tiro diversas fotos e quase todas são exclusivamente para meu acervo pessoal de recordações. Seja fotos minhas, da minha família ou até mesmo de paisagens e situações. Pouquíssimas são para compartilhar em redes sociais.
Aqui em casa também temos uma câmera digital dos anos 2000... As crianças usam para tirarem suas fotos e fazerem vídeos, é cada pérola registrada hahah 😄