Hoje comemora-se o Dia Nacional do Livro Infantil em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato e sei, por experiência pessoal, o quanto ler para uma criança, apresentar o universo literário para ela o quanto antes, fará diferença na sua vida adulta.
Eu tive o privilégio de ser uma criança cercada por livros. Alice no país das maravilhas de Lewis Carroll foi o primeiro que me recordo de ter lido do início ao fim por iniciativa própria e é uma obra que me acompanha até hoje.
Esse contato precoce com o mundo literário incluiu não apenas a rotina de leitura na minha vida, mas ajudou a criar essa memória afetiva em mim em relação aos livros. Assim, mesmo nos momentos em que a leitura esteve ausente da minha vida por questões acadêmicas e profissionais (digo a leitura de literatura) , não foi difícil retornar à ela quando a ocasião apareceu. A memória do objeto livro, a sensação de bem estar e acolhimento, estavam guardadinhas no meu interior como a lembrança de algo bom.
Também foi dessa minha experiência na infância que me levou a inserir os livros na rotina das minhas filhas e hoje são duas jovens adolescentes leitoras e o mesmo repito com o meu sobrinho/afilhado de 8 anos. Sempre dou um jeitinho de incluir os livros entre os seus presentes de aniversário e dia das crianças.
Se tem algo que me deixa feliz é ser exemplo e incentivo para as crianças com quem tenho contato.
Leia para uma criança. Ler para uma criança é um ato de amor.
Para saber mais acesse o link https://escolakids.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-nacional-do-livro-infantil.htm
Ler para as crianças é algo muito lindo e cria vínculos eternos, aqui em casa desde cedo leio com meus pequenos e eles amam. 💞
Agora que estão maiores começamos a ler livros com mais texto e menos imagens, e tem agradado tanto quanto os livros ilustrados. Ainda não lemos nenhum livro do Monteiro Lobato, porém já estão na nossa lista. Atualmente estamos lendo "A fantástica fábrica de chocolates" e tem sido muito divertida a leitura. ☺️