A UNESCO instituiu em 2005 o dia mundial da filosofia. Essa data é lembrada sempre na terceira quinta - feira do mês de novembro e esse ano celebra-se na data de hoje (16/11/2023).
Filosofar é o ato de refletir sobre tudo. O que está fora de nós, mas especialmente o que está dentro de nós.
Assim, a filosofia só pode ser experimentada por aquele que, partindo do pressuposto de que é um ignorante do mundo e de si mesmo, deseja de forma ardente e inquietante, encontrar alguma luz.
Mas, pelo menos no meu caso, a filosofia me jogou em um caos ainda mais profundo e obscuro.
Só que ao mesmo tempo que ela me tirou (a paz que só a ignorância oferece) , me deu também amplitude de pensamento, capacidade de ação e reação, um olhar atento aos meus próprios desejos e paixões e algo para onde possa retornar quando o caos (que não nos abandona nunca) insistir em querer me dominar.
Esse "algo" são os grandes pensadores e filósofos. Eles são o farol que , se existir de fato essa luz, nos guiarão até ela.
Quando olho para a minha vida e me questiono se a viveria eternamente como em um ciclo infinito , lembro -me de Nietzsche.
Quando eu penso em meus infortúnios, lembro-me de Schopenhauer me dizendo que quando paramos de olhar para a nossa própria sina e passamos a olhar a sina da humanidade como um todo, aprendemos a transformar esses sofrimentos em sabedoria.
Quando eu penso que toda a vida é um aprender a morrer, é Sêneca a me falar.
Quando o desespero por coisas que estão fora do meu controle teima em me perturbar, Epicteto se torna o meu guia para sair da escuridão.
Viver nunca foi fácil e sem a filosofia eu estaria perdida, desampara e só.
Que interessante Naty, desconhecia essa data.