Amizade é um negócio esquisito. Têm pessoas com as quais convivemos pessoalmente que não podemos chamá-los de amigos. Por mais que queiramos, ou tentemos, algumas relações só tocam a superficialidade.
Mas também existem àquelas que nunca vimos olho no olho e chamamos, sem medo de sermos exagerados ou injustos, de AMIGOS.
Quando eu reflito sobre isso, penso que amizade é bem esse lance de energia mesmo.
Nunca fui alguém de muitos amigos. Sempre me entendi melhor na solidão.
Talvez seja exatamente por isso que tenho tanta confiança no invisível de que conexões nunca são, nem serão, equivocadas.
Se tocou com alma, alguma razão tem. A vida nunca erra.
Desde 2020, meu dia 20/07, o dia do amigo, é na presença dessas mulheres incríveis, cada uma lutando suas próprias batalhas, mas que ainda assim, em meio ao caos existencial, encontram um pouco de tempo (e de vida) para ler e conversar sobre livros.
O Lendo entre amigas (@lendoentreamigasoficial) não é apenas um clube de leitura. É um espaço de cuidado, disposição para ouvir e afeto genuínos.
Hoje, no encontro, mencionamos o "O pequeno príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry e foi inevitável lembrar do diálogo entre o menino e a raposa.
O pequeno príncipe estava à procura de amigos. A raposa, então, disse-lhe que para ser e ter amigos é preciso CATIVAR.
Mas o que seria cativar ? A raposa prontamente responde que "CATIVAR É CRIAR LAÇOS."
Criar laços não é assim tão simples. É preciso, antes de tudo, a destruição de todo egocentrismo e "se dá ao trabalho" de cativar. Tem que ir chegando de mansinho, ser paciente, possuir um ritual.
A raposa disse ao pequeno príncipe:
"Foi o tempo que perdeste com tua rosa que a fez tão importante."
O TEMPO.
A raposa também disse que os homens esqueceram essa lição e ela não estava errada.
Hoje criam-se e dissolvem-se laços tão fácil e rapidamente que o cativar aos moldes da raposa é coisa do passado.
Chamam nossa época de modernidade líquida.
Se, nos dias de hoje, ler é um ato de resistência, cativar um amigo também é.
Feliz dia do (a)amigo (a)!
Naty,
A leitura nos aproximou e junto veio a minha admiração por vc. Uma pessoa ímpar que toca às pessoas através do que ler. Fico encantada com o mundo que vc me apresenta. Gratidão por tudo
Me faltam palavras para expressar a alegria de ter vc como amiga Naty. De vc ter me proporcionado um ambiente seguro para falar de livros, de gente que ler , de gente como a gente! Muito obrigada por tudo e por tanto! Feliz dia do amigo minha amiga ❤️ 🧡 !
Que lindo Naty 💜
Feliz dia do Amigo 🤗