Hoje comemora-se o Dia da Literatura Brasileira em homenagem ao aniversário do meu conterrâneo José de Alencar.
Ano passado estive visitando a Casa de José de Alencar, complexo cultural localizado aqui em Fortaleza , onde podemos encontrar além da casa onde nasceu o escritor (imagem da foto) em 1829, uma pinacoteca, um museu e as ruínas do primeiro engenho a vapor do Ceará. Vale muito a pena conhecer. A casa hoje pertence à Universidade Federal do Ceará.
Tem um destaque no meu Instagram mostrando detalhadamente essa visita.
Mas na data de hoje, gostaria de homemagear nossa literatura com a fala de outra brasileira , Lygia Fagundes Telles.
Em entrevista ao Cadernos de Literatura Brasileira No 5 de março de 1998, foi perguntado à autora: A literatura melhora as pessoas?
Lygia responde magistralmente e se tornou a definição mais linda sobre o que é a literatura que já li.
Ela vai dizer :
" Pode melhorar, sim. Pode desviar do vício, da loucura. Pode estancar a loucura através do sonho. Eu tenho um impulso, que talvez seja um impulso cristão, pelo próximo. Eu tenho vontade de servir ao próximo, verdadeiramente. E a literatura me proporciona isso. E o que eu faço, acredito, com o máximo de competência que me é possível e com amor, com paixão, acaba chegando, de algum modo no outro. Nunca vou me esquecer de um jovem que ligou para mim, isso na década de 70, dizendo que estava lendo meus livros e, por causa deles, não queria mais se matar. Eu comecei a chorar no telefone, perguntei o que ele tinha lido para pensar assim, em que texto ele sentiu que não queria mais morrer, e tal, eu estava muito nervosa, e o rapaz muito emocionado também, respondeu que não sabia, só sabia que não queria mais se matar. Eu perguntei: "O que é que eu posso fazer por você?" Ele respondeu: "A Sra já fez". E desligou o telefone. Nunca mais ligou, mas eu tenho certeza que ele está por aí, em algum lugar. Esse episódio me comove até hoje. Eu fico relendo às vezes meus textos, procurando, procurando, qual a palavra, meu Deus, qual a palavra que foi capaz daquilo? Nunca vou saber. Mas essa certeza de que posso servir ao próximo, essa esperança, não vai desaparecer enquanto eu for viva. É uma forma de amor. Acho que é isso. No fundo, a literatura é uma forma de amor. "
Viva a nossa literatura. Feliz dia da Literatura Brasileira, leitores!
Belíssima essa definição do que é literatura.
Tenho um carinho muito especial pela nossa literatura nacional. Inclusive quero me dedicar mais a leitura dos nossos clássicos. E seguir conhecendo nossos autores contemporâneos.
Olá! Gostei muito da homenagem feita. Estou concluindo o curso de psicologia e o tema do meu TCC caminha sobre as articulações entre literatura e psicanálise. Poderia, por favor, passar as referencias da obra "Cadernos de Literatura Brasileira" que contém essa entrevista da Lygia? Ficaria muito agradecida.