top of page

15 trechos favoritos de Água Viva de Clarice Lispector

Foto do escritor: A leitora ClássicaA leitora Clássica

Ser leitor (a) de Clarice Lispector é ser, também, um colecionador de frases. Para cada momento da minha vida eu consigo identificar um trecho em que ela falaria por mim,  traduziria meus sentimentos em palavras.


Recentemente concluí mais um livro da autora, "Água Viva" e que já tem resenha aqui no blog. Também tem resenha sobre "Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres" aqui.


Pretendo trazer mais de Clarice para vocês, mas por hora deixo abaixo 15 trechos de Água viva para inspirá-los e instigá-los a conhecê-la.



1. "Porque ninguém me prende mais. Continuo com capacidade de raciocínio – já estudei matemática que é a loucura do raciocínio – mas agora quero o plasma – quero me alimentar diretamente da placenta. Tenho um pouco de medo: medo ainda de me entregar pois o próximo instante é o desconhecido. O próximo instante é feito por mim? ou se faz sozinho? Fazemo-lo juntos com a respiração. E com uma desenvoltura de toureiro na arena."


2. "Não se compreende música: ouve-se. Ouve-me então com teu corpo inteiro. Quando vieres a me ler perguntarás por que não me restrinjo à pintura e às minhas exposições, já que escrevo tosco e sem ordem. É que agora sinto necessidade de palavras – e é novo para mim o que escrevo porque minha verdadeira palavra foi até agora intocada. A palavra é a minha quarta dimensão."


3. "E aos instantes eu lhes tiro o sumo de fruta. Tenho que me destituir para alcançar cerne e semente de vida. O instante é semente viva."


4. "Posso não ter sentido mas é a mesma falta de sentido que tem a veia que pulsa."


5. "Liberdade? é o meu último refúgio, forcei-me à liberdade e aguento-a não como um dom mas com heroísmo: sou heroicamente livre. E quero o fluxo."


6. "(...) mal existo e se existo é com delicado cuidado. "


7. "Eu sou antes, eu sou quase, eu sou nunca. E tudo isso ganhei ao deixar de te amar."


8. "Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada."


9. "Quem me acompanha que me acompanhe: a caminhada é longa, é sofrida mas é vivida."


10. "Sou um coração batendo no mundo. Você que me lê que me ajude a nascer."


11. "A natureza em cântico coral e eu morrendo."


12. "E eis que sinto que em breve nos separaremos. Minha verdade espantada é que eu sempre estive só de ti e não sabia. Agora sei: sou só. Eu e minha liberdade que não sei usar. Grande responsabilidade da solidão. Quem não é perdido não conhece a liberdade e não a ama. Quanto a mim, assumo a minha solidão. Que às vezes se extasia como diante de fogos de artifício. Sou só e tenho que viver uma certa glória íntima que na solidão pode se tornar dor. E a dor, silêncio. Guardo o seu nome em segredo. Preciso de segredos para viver."


13. "Agora é um instante. Você sente? eu sinto."


14. "Talvez valha a pena ter nascido para que um dia mudamente se implore e mudamente se receba."


15. "Tenho que falar porque falar salva."

10.935 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 commenti

Valutazione 0 stelle su 5.
Non ci sono ancora valutazioni

Aggiungi una valutazione
patriciamilanis
patriciamilanis
06 mar 2024

Dos teus trechos favoritos Naty o meu foi esse:

"Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero é uma verdade inventada."

Mi piace
Risposta a

Eu amo ❤️🫶

Mi piace
bottom of page